AULA III
Como Servir na Missa no Minecraft
Assim como na vida real, a missa celebrada no Minecraft leva os mesmos objetos litúrgicos e ações da missa normal, diferenciando apenas pela adaptação ao jogo.
Parâmetros inicial
De início, algo essencial que usaremos é a barra de inventário, onde se selecionam os blocos que for usar, recomendamos sempre deixar pronto os que serão usados, como a Cruz Processional, Turíbulo, e etc.
Parte 1: Procissão de entrada, Ritos iniciais e Liturgia da Palavra
Assim como na missa comum, temos a procissão de entrada composta por todos os participantes da celebração, desde os cerimoniários (Cruz Processional, Turíbulo e Velas), depois os diáconos e por fim, padres, bispos, cardeais e o papa. Tendo em vista que aqui temos ainda Seminaristas, esses ficam incumbidos de fazer a parte que os coroinhas/acólitos fariam, como de levar a Cruz Processional e o Turíbulo, como na foto a seguir:
Seminaristas: Levam na frente a Cruz e o Turíbulo, em ocasiões mais específicas, as velas, ao lado da cruz.
Diáconos: Dependendo do diácono que for fazer a leitura do evangelho, este levará consigo o evangeliário, por sequência vem os outros diáconos que servirão na missa.
Padres: Em alguma missa arquidiocesana, em que o bispo estiver celebrando ou numa missa com mais padres, após os diáconos estes seguiram devidamente paramentados, seja de casula ou apenas de estola.
Bispos: Aqui se destacam, após os padres, os bispos, sejam eles concelebrantes ou celebrante, estando devidamente paramentos de casula, cruz peitoral e mitra.
Cardeal: Aqui se destacam os cardeais, vindo em sequência após os bispos "comuns", paramentados também com casula, cruz peitoral e mitra. Nesse caso, é destacado o celebrante, que dependendo da celebração pode usar o báculo.
Quando chegado no altar, faz-se reverência, (agachando), e se dirige a sua respectiva cadeira (ou se estiver com o turíbulo, espera-se o celebrante chegar e beijar o altar, para depois entregar 'dropar' o turíbulo a ele), apenas os ministros ordenados podem beijar o altar ao chegar.
Na liturgia da palavra, pode-se escolher algum dos seminaristas e padres para se fazer as leituras, já que não temos muitos leigos para assumir o cargo de leitores. Depois se prossegue com a aclamação ao evangelho, onde o responsável pelo turíbulo o leva até o celebrante para que ele dê a benção, logo após se espera quem for fazer a leitura próximo ao ambão, e após que se diga o “Proclamação do evangelho de N. Sr. Jesus Cristo segundo…”, o que está com o turíbulo se aproxima, entrega (dropar*) o turíbulo ao que estiver proclamando.
Parte 2: Liturgia eucarística e rito da comunhão
Nessa parte da missa, inicia-se com a organização do altar, quando se tem diáconos, pede-se que os mesmos organizem, mas no caso de ter seminaristas, e estes já sabem organizar o altar, pode ser feito assim. Temos 2 modelos de organização:
Esse modelo, para missas mais simples
E esse para missas maiores, podendo até incluir mais âmbulas
Terminada a organização, chama-se o celebrante para oferecer as ofertas ali apresentadas, e se tiver incenso, se incensa as ofertas, o altar, e depois disso ele devolverá o turíbulo, para que o cerimoniário o incense, e incense os concelebrantes, logo após se incensa a assembleia e volta ao seu lugar. Durante a oração eucarística, se pede que possam ir pelo menos 2 cerimoniários (Caso houver) para a frente do altar, um com o turíbulo e outro com o sino.
Na hora da comunhão, fica restrito apenas aos padres e aos diáconos, a "Auto-Comunhão", logo todos os leigos, seminaristas e religiosos, ainda comungam recebendo de algum padre ou bispo.
Ao receber a hóstia consagrada, clique na tela para “consumi-la” e depois devolva (drope*) ao padre/bispo/diácono que lhe entregou.
Para reorganizar o altar, quebra-se os blocos utilizados para por as molduras com o cálice e as âmbulas, e se recoloca a toalha do altar (carpete branco), e se retorna ao lugar indicado.
Parte 3: Ritos Finais e o "Bendigamos"
Terminado o rito de comunhão, segue-se comumente os avisos, sejam da paróquia, diocesanos ou de congregação, e dá-se a bênção. Assim como no início, faz-se a procissão até a sacristia, na mesma ordem, então seguem os cerimoniários para frente do altar, fazem reverência e esperam em seus lugares, como na procissão de entrada.
Na maioria das missas se pede que tire uma foto ao final, na frente do altar, como registro da missa, então essa parte da procissão pode ser feita depois da foto, até que se chegue a sacristia E o celebrante diga “Bendigamos ao senhor” e todos respondem “Demos Graças a Deus”, encerrando a Santa missa. A partir daí pode se tirar os paramentos e voltar a fazer alguma coisa, ou até mesmo sair do jogo.
Considerações/Observações Finais:
EM HIPÓTESE ALGUMA, SE DEVE SAIR DE UMA MISSA PARA IR A OUTRA, sendo tolerado apenas a saída por questões de conexão ou imprevistos, mas em hipótese alguma, pode se sair de uma missa em que você esteja servindo, ou depois concelebrando, pra ir a uma outra missa, sempre dê prioridade aos eventos da sua arquidiocese e/ou da sua congregação, para depois ir auxiliar nas outras.