AULA V

Funções do Diácono na Santa Missa

Durante a função litúrgica da Santa Missa, o diácono, como já explicado, é responsável pela Proclamação do Evangelho, Apresentação das Ofertas e Despedida do Povo. Para anunciar o Santo Evangelho, o diácono deve seguir alguns parâmetros durante a missa. São estas: 

O diácono deve se levantar no local em que estava sentado, ir diante do celebrante da missa, ajoelhar-se (agachar) e pedir a benção para proclamar o evangelho.

℣.: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres.: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho:
em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono faz o sinal da cruz e responde:
℣.: Amém.

Após o celebrante da Missa conceder a benção, o diácono deve se conduzir ao ambão para realizar a leitura. 

IMPORTANTE: se a missa não for dominical ou não for uma solenidade, o diácono dirige-se até o ambão e lê o Evangelho do lecionário. Caso a missa seja solenidade ou dominical, o diácono depois de pedir a benção ao celebrante, dirige-se ao altar, pega o evangeliário e o ergue. Ao chegar no ambão, ele depõe o evangeliário para realizar a leitura. 

Caso a missa seja dominical ou solene, o diácono fecha o evangeliário, pega-o, ergue-o, leva-o até o celebrante e entrega-o ao mesmo, este irá abençoar os presentes e depois devolver. 

O diácono pega o evangeliário novamente e o depõe no ambão, depois de beijá-lo. Não sendo uma missa dominical ou solene, o diácono apenas beija o lecionário e volta ao seu lugar. 

Além de divulgar a palavra do Evangelho, pode ser que o celebrante designe ao diácono a tarefa de preparar o altar para o ofertório do Corpo e Sangue de Cristo.

Outra função importante do diácono na Santa Missa, é a elevação do cálice na doxologia final da Oração Eucarística. Para a melhor compreensão, doxologia final é a frase que o celebrante recita ou canta ao fim de cada Oração Eucarística: 

"Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre." 

Antes que o celebrante da sagrada eucaristia inicie esta frase, o diácono deve tomar o lugar de um dos concelebrantes principais da missa, que são aqueles que ficam mais perto do celebrante no altar. 

Após tomar o lugar de um deles, o cálice será entregue pelo celebrante ao diácono, que deve mantê-lo elevado até o fim da recitação ou do canto do "Amém.", que é a forma como respondemos a doxologia. Assim que abaixar, o Diácono deve retornar ao lugar em que se encontrava antes.