AULA VII 

Funções do Diácono na Comunidade: Vida Comunitária 

O diácono, como citado anteriormente, também lhe pode ser atribuíveis responsabilidades quanto ao cuidado do Povo de Deus, chamada assim de Missão Pastoral ou Pastoralidade.

 Nesta aula, definiremos o que é “Missão Pastoral”, e as formas de atuação pastoral dentro da Comunidade Católica de Minecraft.

 Missão Pastoral ou Pastoralidade

A palavra “pastoral” deriva de pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem ao mesmo tempo autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Jesus Cristo também é comparado ao bom pastor no Evangelho de João. Embora a missão fundamental e essencial da Igreja seja no que diz respeito à salvação das almas — isto é, no âmbito espiritual – opera também, quanto a aplicação prática de sua doutrina por meio do serviço em favor dos fiéis e não fiéis.

Funções Pastorais do Diácono: 

O Diácono possui como funções principais fora da liturgia, as mesmas funções do sacerdote, com exceção da ministração dos sacramentos da Penitência, Confirmação e a consagração das espécies eucarísticas. 

Contudo pode e deve auxiliar a comunidade em que reside, com as seguintes atividades práticas: 

– Celebração da Palavra de Deus 

– Assistir Cerimônias de Casamento Religioso 

– Auxiliar na distribuição da Unção dos Enfermos 

– Pregar aos fiéis leigos, sempre que possível 

– Rezar orações comunitárias como:

Liturgia das Horas (Podendo conduzi-las em comunidades religiosas, sendo ele um religioso ordenado) 

Rosário e/ou devoções marianas. 

Via-sacra e demais devoções a Paixão do Senhor. 

Hora Santa e demais devoções eucarísticas.

– Conduzir a comunidade em que vive, tornando-se responsáveis por ofícios como: 

Coordenador de Movimentos Religiosos 

Coordenador de Grupos de Oração de Leigos 

Coordenador de Grupos de Ação Pastoral 

Coordenador de Conselho Pastoral Paroquial 

Coordenador de Ação Missionária 

Por fim, o diácono também pode, dependendo da ocasião, designado por seu Bispo Diocesano (ou seu Superior Geral), assumir a gestão de uma capelania, na falta de um sacerdote na região, devendo ainda convidar outros sacerdotes para celebrar ao menos de 15 em 15 dias a Santa Missa em sua comunidade.

 Dentre estes e outros ofícios que podem ser encontrados em diversas necessidades em suas devidas regiões episcopais, remetem sempre ao mesmo significado do Diaconato, o serviço pleno ao povo de Deus.